terça-feira, 25 de maio de 2010

O paradoxo da tristeza: por que as mulheres sorriem menos?


Há mais empregos, os salários são melhores e os homens, mais respeitosos – mas por que, afinal, as mulheres não sorriem?

As mulheres de hoje vivem uma vida enormemente diferente daquela das mulheres de quarenta ou cinquenta anos atrás. Graças ao movimento feminista internacional, as mulheres, antes limitadas à esfera doméstica, agora fazem faculdade e pós-graduação e seguem as mesmas carreiras dos homens. Avanços na ciência e na medicina aumentaram a expectativa de vida tanto para eles quanto para elas.
Mesmo a tecnologia, na forma de invenções como lavadoras de louça e aspiradores de pó, conspirou para liberar as mulheres.
A vida das mulheres modernas, no entanto, mascara um fato perturbador: embora o status das mulheres em relação aos homens tenha certamente melhorado, o mesmo não aconteceu com o bem-estar relatado por elas. Nos Estados Unidos as mulheres se tornaram menos felizes em termos absolutos e também em relação aos homens.
Os dados sobre a felicidade no Brasil são semelhantes. As mulheres quanto os homens se tornaram mais felizes no país nos últimos anos, mas as brasileiras hoje são menos felizes que os homens.

O fato mais notável e perturbador sobre o declínio no bem-estar relativo das mulheres nos Estados Unidos é que ele transpassa brutalmente variados grupos demográficos. Mulheres com idade, faixa de renda, nível educacional e estado civil diferentes simplesmente se tornaram menos felizes em relação a homens em situação equivalente, talvez ela se deva a um declínio na satisfação das mulheres quanto a certos domínios da vida (emprego, finanças e casamento).

Revista Veja Mulher edição especial - junho 2010

Achei interessante essa reportagem, e acho que essa insatisfação ocorre por duas razões, uma é a mulher ser naturalmente mais sensivel do que o homem, e outra, é a mulher ser mais idealizadora e sonhadora do que os homens, e nesses casos a frustração por não conquistar algo desejado, sonhado e idealizado acaba sendo mais dolorozo para mulher, acredito eu que o homem vai deixando acontecer, e tem facilidade em lidar com os resultados (claro que tb passa por frustrações), mas tem uma maneira mais firme em lidar com a situação...

Enfim, mesmo tendo nós hoje direitos parecidos
Homem e Mulher, graças a Deus são fisiologica, emocional e sentimentalmente diferentes, eu acho isso perfeito.

Nenhum comentário: